Reabilitação

Recovery / Liberação Miofascial



O Recovery é um serviço voltado à recuperação muscular. Desenvolvemos protocolos padronizados com intuito de recuperar a musculatura do indivíduo praticante de atividade física ou esporte para que ele esteja pronto para o próximo treino ou competição.

A Liberação Miofascial é uma técnica de massagem, que é cada vez mais utilizada por praticantes de atividades físicas com a intenção de “soltar” e relaxar a fáscia muscular. É um tipo de massagem que aplica pressão em alguns pontos do corpo e ajuda a relaxar e alongar os músculos. A técnica pode ser realizada com rolos de espuma, bastões, bolinhas de tênis e até com as mãos.

Ambos os serviços são disponibilizados para recuperação muscular pós atividade física intensa, bem como podem ser utilizados como uma técnica de recuperação muscular pré competição ou mesmo como recuperação de uma semana intensa de treinos.

Indicações

Quando exigimos muito da nossa musculatura após um treino intenso ou uma prova de alguma modalidade esportiva, sentimos cansaço, fadiga e muitas vezes dores musculares. Isto ocorre porque nosso corpo sofre alterações morfológicas funcionais, ou seja, o tecido muscular sofre microlesões em sua estrutura podendo perdurar por alguns dias atrasando o processo de recuperação para o próximo treino ou competição. Portanto, é indicado para recuperação pré ou pós-treino e para diversas alterações musculoesqueléticas como, retrações musculares, contraturas, tensionamento local, dores musculares crônicas, fibromialgia, etc.

Benefícios

– Melhorar o rendimento nos exercícios físicos;
– Previne e diminui dores musculares;
– Recupera a musculatura para melhor aproveitamento na próxima prática de atividade física;
– Previne lesões;
– Melhora a postura;
– Melhora a flexibilidade;
– Estimula a circulação sanguínea;
– Melhora a mobilidade articular;
– Promove mudanças progressivas nos níveis físico e emocional.

FAQ

Para quem esta indicado este serviço?

Atletas ou pessoas de ambos os gêneros e de todas as idades, que praticam qualquer atividade física ou esporte. Também podem participar pessoas que sentem-se cansados ou apresentem sobrecarga física com dores corporais após atividades do cotidiano.

Como é realizado este serviço?

É realizado por fisioterapeutas que irão efetuar técnicas de relaxamento muscular e técnicas regenerativas para permitir uma recuperação mais acelerada da musculatura.

Sinto dor na coluna posso fazer uma sessão?

Essas técnicas não são técnicas de tratamento isolado para dores na coluna, são parte do tratamento uma vez que, não tratam problemas articulares, hernias e outras condições que podem acometer a sua coluna. Para isso, contamos com o melhor corpo clínico de fisioterapeutas que irão oferecer o tratamento ideal para seu caso.

Quais partes do corpo podemos tratar?

Todas as partes do corpo que estejam envolvidas com a atividade física que realiza.

Existe alguma contraindicação para este serviço?

Atletas ou pessoas que pratiquem atividade física e apresentem lesões musculares em fases agudas ou outras lesões que necessitem de uma avaliação mais específica do médico e fisioterapeuta.

Qual a melhor hora para realizar este serviço?

Este serviço deve ser realizado principalmente após treinos, exercícios físicos exaustivos ou atividades do cotidiano que exigem muito esforço físico. Atletas ou esportistas que realizaram atividades extenuantes como provas de corrida, partidas de futebol, tênis, ou outros esportes podem agendar sua sessão de recuperação no mesmo dia, ou preferencialmente de forma continua, pois a sua realização rotineira proporcionará melhor beneficio a sua saúde.

É indicado realizar a sessão de recovery / liberação miofascial antes ou após a pratica de exercícios físicos?

Pode ser realizada nos dois casos: antes do exercício físico é possível alinhar a postura e o preparar a musculatura para receber a carga que virá posteriormente, evitando que ocorram lesões. Se for realizada após o exercício físico, há o relaxamento muscular e a melhora da circulação sanguínea, diminuindo as dores provocadas pela liberação do ácido lático que se forma durante a atividade. A massagem também potencializa os efeitos dos exercícios praticados e ajuda a musculatura a se restaurar mais rapidamente, além de evitar câimbras e eliminar toxinas.

Preciso consultar um médico antes de realizar este serviço?

Não, por ser um serviço de promoção a saúde, a sessão de recuperação física pode ser realizado sem consulta médica previa e não envolve riscos a saúde. A não ser que o paciente tome algum medicamentos anticoagulante, tenha problema vascular, esteja com feridas ou hematomas, infecção, febre, ou quem está grávida até 03 meses da gestação.

Ver outro serviço

Newsletter. Inscreva-se e receba nossas novidades em seu e-mail

Agende seu horário online

ou ligue para 16 3329.7095